RESENHA SE EU FICAR

24.9.14

Título: Se eu ficar
Título Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014


Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
Mia é uma adolescente de 17 anos que tem uma família bem diferente: Seus pais são legítimos roqueiros e desde pequena ela foi criada com certas peculiaridades. Mas, aos 8 anos, ela se vê encantada por violoncelo, um instrumento clássico, totalmente o oposto de tudo o que seus pais ouviam.

Esse fato faz com que ela, ao meu ver, seja uma pessoa insegura, se questiona o tempo todo se não foi trocada na maternidade ou coisas semelhantes, e é essa insegurança dela que me irrita profundamente no livro, não só em relação a família, mas em tudo o que ela é ou faz, no relacionamento amoroso e tudo o mais.

Mas, com tudo isso, é na escola, por causa de seus intensos ensaios na sala de música, que Mia conhece Adam, e adivinha? Ele é roqueiro e um pouco popular.

Adam tem uma banda que está começando a fazer sucesso, é um ano mais velho e tem sonhos que não ficam apenas na pequena cidade deles.

Mais inseguranças para Mia. Ela teme o dia em que elas vão se separar, porque, na cabeça dela, isso será inevitável. Mais ainda quando ela é aceita para fazer uma audição na Julliard, reconhecida faculdade de artes.

Em meio a todos esses acontecimentos, num dia frio, a família de Mia sai para um passeio. Um passeio que mudou tudo. Eles sofrem um acidente de carro, que mata quase toda a sua família.

Mia entra em coma, mas nesse tempo, consegue ver seu corpo, seus parentes e Adam, para que tome a decisão de ficar ou partir.

O livro é cheio de flashbacks e nem sempre em ordem cronológica, nos mostrando a vida que Mia teve antes do acidente, desde o nascimento dela até minutos antes de tudo acontecer.

Gosto de dizer que esse livro é sobre escolhas, sobre o que ganhamos e perdemos a cada escolha que fazemos, sobre a família e a importância dela na nossa vida, sobre música e sobre o amor.

Ele é todo sobre o amor, a decisão de Mia não afetaria só a ela, também deixaria marcas nas pessoas que ela amava, não importava sua decisão, nada mais seria igual, de um jeito ou de outro, sempre haveria uma ferida aberta no coração.
Mas como é que vou decidir isso? Como é que posso ficar sem mamãe e papai aqui comigo? Como é que posso partir sem Teddy? Ou sem Adam? Isso é demais para mim.
Ele me fez refletir muito sobre o devido valor que dou para as coisas, num momento estamos aqui, mas e no outro?

Repleto de dúvidas e muito, muito amor, Se eu ficar é um livro que realmente vale a pena conferir.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas serão bem vindas, desde que tenham respeito.
Sem palavras ofensivas.
Seja educado.
Deixe o link do seu blog para eu poder retribuir a visita.
Divirta-se!







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!